O escritório Foster + Partners iniciou a construção da Avenida Cordoba 120, uma nova torre de escritórios de 35 pavimentos em Buenos Aires. Situado entre o centro da cidade e a entrada principal da zona portuária de Puerto Madero, o projeto pretende se tornar um marco no horizonte da cidade. Balanceando arquitetura e natureza, a torre busca estabelecer um novo padrão para projetos de escritórios na Argentina e região, afirmam os arquitetos.
Explorando uma geometria triangular, a nova torre de escritórios será orientada para o centro da cidade e para o rio da Prata. Localizada no cruzamento entre a Avenida Córdoba e a Avenida Alem, duas das maiores vias da cidade, permitirá grande flexibilidade interna por meio de plantas livres. Por sua vez, a maior parte do térreo será ocupada por espaço público aberto e um jardim que se prolonga por baixo do edifício. Na torre, vegetação se estende por terraços que oferecem espaços ao ar livre para reuniões informais.
Internamente, os escritórios são agrupados ao redor dos átrios e espaços abertos para conexões entre os níveis. Juan Frigerio, sócio da Foster + Partners, comentou:
O volume da torre foi cuidadosamente adaptado para se adequar a este lugar único, realçando o tecido da cidade circundante, abrindo vistas e criando um exuberante jardim público para a cidade e seus habitantes. Os terraços em cascata definem a forma escultural do edifício, ao mesmo tempo que oferecem maravilhosos espaços ao ar livre para reuniões e lazer.
Com quatro pavimentos tipo, a torre permite até variações de planta. Com estrutura de concreto e fachada de vidro e aço inoxidável, a Avenida Cordoba 120 busca atingir a classificação LEED Gold.